sexta-feira, 3 de junho de 2011

Vai vir chartérês

Vai vir charters, frase imortalizada por Futre e amplamente satirizada nos meios de comunicação social, tinha mais sentido de ser do que à primeira vista poderia parecer.

Apesar de Futre apresentar, pelo menos aparentemente, um nível muito reduzido de glóbulos vermelhos no whisky, uma clarividência ele conseguiu transmitir; o futebol é mais do que aquilo que se pratica dentro das 4 linhas, o futebol é negócio.

Os mais saudosistas dirão que o futebol vale pela emoção que nos provoca a cada domingo, pela luta com os rivais, pelos golos, pelos passes e pelas fintas.

Concordo! Contudo o futebol evoluiu e, ainda antes de se meter um chip na bola, o mundo que o rodeia deu um salto grande e temos que nos adaptar.

Clubes com jogadores eternos, que jogam com o coração e que representam a mística, por muito que nos custe a aceitar, esse tempo terminou.

O futebol, hoje, além de tudo o que lhe conhecemos, é negócio, é mercado, é televisão, é sponsors, é empresários, é.... muito mais do que alguma vez imaginámos vir a ser.

Esse mundo rege-se por leis que não são as do coração, do adepto e sócio, que debaixo de chuva, luta no lugar para não saltar para dentro de campo, convicto que conseguiria marcar o golo que falta.

É neste mundo, hoje, pilar de base para qualquer clube, que o Benfica tem feito um excelente trabalho.

Veja-se a noticia de hoje, que é sinal disso mesmo.




 
Por António Barroso

Uma delegação do departamento governamental chinês do desporto, composta pela vice-directora geral Amy Chen e pelo consultor Xu Chunsamg, e acompanhada pelo director do centro de formação e treino do Benfica, Armando Jorge Carneiro, visitou na manhã desta sexta-feira o Caixa Futebol Campus, no Seixal.

A visita surge na sequência da deslocação de Luís Filipe Vieira a Macau, há um ano, e teve como objectivo acelerar o estabelecimento de parcerias e protocolos com aquele país do Oriente.

Segundo Armando Jorge Carneiro, a ideia é de que alguns jovens chineses ligados ao campeão chinês Shandong possam vir a receber formação no Seixal. O Benfica irá retribuir a visita e participar com a equipa de juniores num torneio a decorrer em Agosto, na China, que contará com equipas de todo o Mundo.

Impressionada com as instalações do clube lisboeta, Amy Chen considerou que será muito importante para os jovens chineses receberem formação no Seixal e garantiu que, na China, «todos os adolescentes conhecem o Benfica e as estrelas que jogam no clube».


11:41 - 03-06-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário